Fotografias foram capturadas pela sonda espacial Solar Dynamics Observatory que estuda os fenômenos que acontecem no Sol e interferem na Terra.
Fonte: Revista Exame

Fotografia mostra o momento em que a Lua passou na frente do Sol: imagem mostra eclipse da Lua de forma curva e bem delimitada
A sonda estuda, desde 2010, os fenômenos que acontecem no Sol e, de alguma forma, interferem na Terra. Agora, a SDO entrou em sua primeira fase de ´eclipses´ do ano.
Durante três semanas, a Terra bloqueará parcialmente a visão da estrela obtida pelo aparelho em alguns momentos do dia. Esses eventos devem durar até o dia 26 de março. Depois desta, a próxima fase deve começar em 2 de setembro.
A SDO captou dois eclipses diferentes. Em um deles a Terra cobre parte da esfera solar. O outro mostra o momento em que a Lua passou na frente do Sol.
Os limites de sombra do planeta não estão bem delimitados na imagem em que a Terra bloqueia parte do Sol. Isso porque o SDO capta um pouco da luz solar que entra na atmosfera terrestre. Além disso, a linha de cobertura parece reta porque a Terra é quase tão grande quanto o Sol do ponto de vista da sonda.
Por sua vez, a imagem abaixo mostra o eclipse da Lua de forma curva e bem delimitada. Isso acontece porque o satélite natural não tem atmosfera.
Tags: Espaço, Fotografia, NASA, Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário