quinta-feira, 23 de maio de 2013

Denúncias do senador Aécio Neves podem render CPI

Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente

Aécio Neves critica subserviência do Senado
Senador Aécio Neves


As denúncias feitas pelo senador Aécio Neves em relação ao uso político da Petrobras pelo PT podem virar tema de CPI

As denúncias feitas pelo senador Aécio Neves em relação ao uso político e partidário da Petrobras pelo PT devem ser finalmente investigadas. Já está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um requerimento assinado por 199 parlamentares pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as graves denúncias que recaem sobre os governos Lula e Dilma em relação à Petrobras.

Se aberta, a CPI proposta pelo deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) poderá aprofundar a luta de Aécio Neves pela moralização da gestão interna da Petrobras, maior empresa do Brasil e consequentemente, maior patrimônio do povo brasileiro.

A pré-insolvência da Petrobras foi denunciada pelo senador Aécio Neves durante todo o ano de 2012. Por diversas vezes, ele alertou para os efeitos negativos que o uso político da estatal por parte do PT traria para a empresa.

O balanço da Petrobras de 2012 revelou que as denúncias de Aécio Neves procediam e comprovou que o quadro era grave. Ela acumulava prejuízos bilionários recordes; apresentava queda na produção de combustíveis e perdia o posto até então consolidado de maior empresa da América Latina.

Em 2012, o lucro da Petrobras caiu 36,3% e a produção de petróleo recuou 4,9%, enquanto o consumo de combustíveis aumentava.

A empresa acumula perda de 33% em seu valor de mercado desde 2010. Os trabalhadores que adquiriram ações da Petrobras com recursos do FGTS viram o patrimônio registrar uma queda de cerca de 50%.

Além disto, vários negócios realizados pela Petrobras, sob a gestão do PT, levantaram suspeitas de fraude, com a aquisição de uma refinaria nos EUA por mais de US$ 1 bilhão pouco tempo depois da mesma ser negociada por apenas US$ 42,5 milhões.

São prejuízos como este e suspeitas de fraudes e corrupção como esta da refinaria norte-americana que a CPI da Petrobras, se aberta, poderia esclarecer. Esta busca por transparência na administração do PT tem sido a luta também do senador Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário