terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fifa aprova tecnologia da linha do gol nas Confederações e na Copa de 2014

Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, realizado em dezembro de 2012 e conquistado pelo Corinthians, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

Acho justo, está mais do que na hora de colocar a tecnologia para ajudar nessa decisão do árbitro. Na minha visão não vai atrapalhar o futebol, mas sim dar certeza para o árbitro. Sim, o emocionante do futebol é a dúvida, se foi falta ou não, se foi impedimento ou não, mas acho que essa ajuda na hora do gol não afeta a magia do futebol.


Fonte: Globo


bola chip FIFA Mundial  (Foto: AFP)
Chip na bola permite que os árbitros recebam um alerta de gol durante um lance duvidoso (Foto: AFP)Depois de uma implementação bem sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT), no Mundial de Clubes no Japão, realizado em dezembro de 2012 e conquistado pelo Corinthians, a Fifa anunciou na manhã desta terça-feira que a inovação também será usada na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil.

O objetivo é usar GLT para apoiar os árbitros em lances duvidosos. Segundo a Fifa, além das empresas já licenciadas (Hawkeye e GoalRef), outras terão a oportunidade de apresentar um projeto para as competições. Elas serão convidadas a participar de uma visita de inspeção às sedes da Copa das Confederações, atualmente prevista para meados de março, com uma decisão final a ser confirmada no início de abril.
Durante a Soccerex, realizada ano passado, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias testadas no Mundial de Clubes do Japão. Em ambos os casos, dispositivos emitem um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassa a linha do gol.

A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na ocasião que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário