quinta-feira, 18 de abril de 2013

Homem de Ferro 3 trava a primeira batalha: contra os cinemas

Disney, estúdio responsável pelo filme, quer maior participação na bilheteria e redes de cinema resistem.


Fonte: Revista Exame


Filme "Homem de Ferro 3"
"Homem de Ferro 3": raios estão voando antes mesmo da estreia do filme


São Paulo – Mesmo sem ter estreado, o Homem de Ferro já enfrenta sua primeira batalha. Os adversários da vez podem não ter superpoderes, mas suas credenciais prometem uma boa briga. Trata-se de duas das maiores redes de cinema dos Estados Unidos: a Regal e a AMC. Juntas, elas operam cerca de 12.000 salas em 881 praças de cinema nos Estados Unidos.
Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, a discórdia refere-se à divisão da bilheteria entre aDisney, estúdio que produziu Homem de Ferro 3, e as redes de cinema.

Tradicionalmente, a renda costuma ser dividida praticamente meio-a-meio entre os estúdios e os exibidores, mas a Disney quer uma fatia maior da bilheteria desta vez. Executivos das redes não detalharam, ao WSJ, o percentual pedido pelo estúdio, mas observam que é “muito maior” do que qualquer outro.

Geralmente, os estúdios ficam com uma fatia maior da bilheteria na semana de estreia de um filme. Nas semanas seguintes, porém, essa porcentagem tende a cair, em favor das salas de cinema, a fim de incentivar os exibidores a manter o filme em cartaz por mais tempo.

Armadura dourada

Nos Estados Unidos, a estreia de Homem de Ferro 3 está programada para 3 de maio. A briga em torno da bilheteria mostra o tamanho da expectativa ao seu redor.

Em 2008, o primeiro filme da franquia faturou, na semana de estreia, 102 milhões de dólares nos Estados Unidos. Dois anos depois, o segundo título ampliou essa arrecadação para 128 milhões de dólares,
segundo o site americano The Numbers, especializado em cinema.

No total, Homem de Ferro 1 faturou 318 milhões de dólares somente nos Estados Unidos. Sua continuação rendeu 312 milhões. No mundo todo, as duas películas somaram 1,2 bilhão de dólares, para um custo total de 356 milhões – o que mostra o potencial de lucro da franquia.

Como sabem os fãs mais fiéis do herói, sua armardura é feita com uma liga de titânio e ouro. Muito ouro, a julgar pela briga em torno da bilheteria do terceiro filme.

Brasileiro é o povo mais disposto a pagar por vídeo online

O estudo mostra que 32% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais de US$ 15 por mês para ter conteúdo sob demanda no PC, TV e Tablet.


Fonte: Revista Exame


YouTube
No Brasil, 68% dos entrevistados pagariam uma mensalidade para ter um canal com conteúdo exclusivo no YouTube


Apesar da baixa oferta de serviços de vídeo online no Brasil e, nos serviços existentes, do acervo limitado, em comparação com as economias mais desenvolvidas, o brasileiro é o povo mais disposto a pagar por este tipo de serviço, aponta uma pesquisa da Accenture em seis países e mais de 3,5 mil entrevistados.

O estudo mostra que 32% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais de US$ 15 por mês para ter conteúdo sob demanda no PC, TV e Tablet. O Brasil é seguido por Itália e Espanha, empatados com apenas 5% de consumidores que aceitariam pagar mais de US$ 15 por mês. Em 2012, o índice de brasileiros que aceitariam pagar mais de US$ 15 por mês era de 16%.

A pesquisa aponta ainda que os espectadores estão dispostos a pagar por novos serviços de vídeo on line para receber um conteúdo premium. No Brasil, 68% dos entrevistados pagariam uma mensalidade para ter um canal com conteúdo exclusivo no YouTube.

Em segundo lugar, novamente empatados, estão Itália e Espanha com 58%, seguidos pelos Estados Unidos com 46%. A média entre todos os países é de 52%.

Credibilidade
Questionados sobre em quem confiariam mais para oferecer um serviço de vídeo pela Internet na TV, a grande maioria dos consumidores que estão dispostos a pagar pelo conteúdo de todos os países classificaram na primeira menção a própria emissora. No Brasil o índice foi de 50%, contra 20% no último ano.

A pesquisa também mostrou que a utilização de diversos dispositivos enquanto assistem ao conteúdo da TV é uma variável crescente entre os consumidores.

Os Tablets foram responsáveis pelo maior crescimento. Em 2012, apenas 9% utilizavam o aparelho ao mesmo tempo em que assistiam ao conteúdo da TV. Em 2013, o número é de 34%.

O estudo diz ainda que os brasileiros são os que mais acessam conteúdos de vídeo a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Com 96% de respostas positivas, o Brasil lidera o ranking, seguido por Espanha (95%), Itália (94%), França (91%), Estados Unidos (86%) e Inglaterra (85%). O Brasil saltou uma posição em relação à pesquisa de 2012.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Paralisia reincidente: baixa execução e obras paradas marcam as obras do PAC na gestão petista

Fonte: Minas Transparente


Já não causa nenhum espanto escutar por aí que as obras do PAC não avançam. Isso porque o Governo Federal do PT já se tornou reincidente na arte de não executar os projetos que são prometidos por meio do programa. O caso mais recente foi divulgado pelo jornal O Globo, em 16/04/2013, sobre obras de um conjunto habitacional em Itaboraí, no Rio de Janeiro, que estão paradas há quase dois anos.
De acordo com a reportagem, a construção de 256 unidades habitacionais destinadas a moradores de áreas de risco começou há seis anos. Oito prédios já foram erguidos, mas estão inacabados e exibem as marcas do abandono. Devido a paralisação das obras, os imóveis apresentam problemas como infiltrações, buracos abertos nas fachadas e janelas quebradas.
Não é de hoje que o PAC não vem cumprindo seu papel e as obras, tão divulgadas pelas lideranças petistas, seguem sem execução. Em dezembro do ano passado a revista Veja denunciou que mais de 100 obras até aquele mês permaneciam com empenho zero. Isto quer dizer que nem a primeira fase da execução orçamentária foi realizada.
Os números relevam claramente a dificuldade do Governo do PT de tirar projetos do papel. O PAC, que serviu como bandeira para eleição da presidente, até hoje não deu os resultados esperados. “A famosa gerente eficiente, que controlava e fazia as coisas andarem não é bem verdade. Hoje, além de ser uma gerente, ela tem poder de presidente e nem isso foi suficiente para dar agilidade à execução das obras”, criticou a deputada Luzia Ferreira (PPS), do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Senador Aécio Neves aponta as 10 mentiras ditas por Dilma em MG

Em dias de campanha de Dilma e Lula em MG, senador Aécio Neves cobra explicação sobre as 10 mentiras do PT ditas aos mineiros.


Fonte: Queremos Aécio Neves Presidente


Senador Aécio Neves: lider da oposição
Senador Aécio Neves: lider da oposição

Senador Aécio Neves aponta as 10 mentiras ditas por Dilma em MG
 
São 10 anos de governo do PT e mesmo período de mentiras ditas pelos petistas aos mineiros. E no dia em que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usaram Minas Gerais mais uma vez como palanque, coube ao senador Aécio Neves desafiar os petistas a responderem publicamente as mentiras que eles disseram em solo mineiro nas últimas campanhas eleitorais.

Aécio enumerou 10 promessas feitas por Lula e Dilma e que nunca foram cumpridas. Durante seus discursos em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, ambos sequer tocaram no assunto. Novamente, entram em Minas Gerais e saíram sem se darem ao trabalho de ao menos dar uma desculpa.

Entre as mentiras ditas por Lula e Dilma aos mineiros, lembradas pelo senador Aécio Neves, estão: a duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e o Vale do Aço; as ampliações do metrô de Belo Horizonte e do Aeroporto Internacional de Confins; a modernização do Anel Rodoviário, a defesa de um novo marco regulatório da mineração, entre outras.
“Toda Minas Gerais tinha esperanças de que a vinda da presidente Dilma Rousseff ao nosso Estado significasse o cumprimento, ainda que com injustificável atraso, das inúmeras promessas que vêm sendo feitas aos mineiros pelo governo federal do PT nos últimos 10 anos. No entanto, mais uma vez, isso não aconteceu. É lamentável que a presidente da República volte a Minas movida pelos interesses e pela agenda do PT, e não pelos interesses e pela agenda dos mineiros”, disse Aécio Neves.
 

Nos próximos dias, cabe a sociedade mineira, aos parlamentares do estado no Congresso Nacional e a mídia em geral cobrarem explicações públicas de Lula e Dilma a estes questionamentos. É dever do PT deixar a verborragia de lado e vir a público dar respostas convincentes para cada um dos 10 questionamentos levantados pelosenador Aécio Neves.

"Hobbits" da Ilha de Flores teriam encolhido para sobreviver

Segundo cientistas japoneses, que fizeram um "scanner" tridimensional do crânio de um indivíduo, o Homem de Flores seria um puro produto da evolução local.


Fonte: Resvista Exame


Filme "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada"
Hobbits": habitantes da Ilha de Flores foram apelidados em referência aos pequenos personagens da saga "O Senhor dos Anéis", de J.R.R Tolkien.



Talvez tenha sido porque suas atividades não floresceram em sua ilha da Indonésia, há mais de 12 mil anos, que os chamados "hobbits" de Flores viraram anões, reduzindo o perfil de suas ambições para sobreviver melhor em um ambiente de recursos limitados, afirma um estudo que será publicado esta quarta-feira.

Com cerca de 1 metro de altura e 25 quilos de peso, o "Homo floresiensis", que viveu na ilha de Flores era, ainda, dotado de uma cabeça incomumente pequena em comparação com o corpo, contendo um cérebro de tamanho similar ao de um chimpanzé.

Apelidados de "Hobbits", em alusão aos pequeninos personagens da saga "O Senhor dos Anéis", de J.R.R Tolkien, sua origem e anatomia são o cerne de uma viva controvérsia desde a descoberta de fósseis de alguns deles em 2003.

Espécie à parte ou descendente de outros hominídeos?

Segundo cientistas japoneses, que fizeram um "scanner" tridimensional do crânio de um indivíduo, o Homem de Flores seria um puro produto da evolução local, um descendente perdido do "Homo erectus", que teria progressivamente encolhido através das gerações para adaptar suas necessidades a recursos pouco abundantes.

Este fenômeno de "nanismo insular" já é bem conhecido entre os animais. Os hipopótamos pigmeus que viveram antigamente em Madagascar apresentavam também um cérebro 30% menor em proporção ao seu tamanho.

E graças a vestígios encontrados em uma caverna, sabe-se que o Homem de Flores caçava e comia elefantes pigmeus que certamente passaram pelo mesmo fenômeno evolutivo.

"É possível que um "Homo erectus" de Java tenha migrado para uma ilha isolada e evoluído como "Homo floresiensis" em razão de um nanismo insular marcado", avaliou Yousuke Kaifu, do Museu Nacional da Natureza e da Ciência de Tóquio, que publica seus trabalhos na revista britânica Proceedings of the Royal Society B.

O volume reduzido do cérebro dos "homens pequeninos", 426 centímetros cúbicos, segundo a modelagem realizada por cientistas japoneses contra 860 centímetros cúbicos do "Homo Erectus" e cerca de 1.300 cm³ do homem moderno, seria unicamente vinculado a uma adaptação adquirida ao longo de milênios.

Os cientistas deram, ainda, outras explicações para seu nanismo exacerbado e sua cabeça pequena (microcefalia).

A primeira é que estes "hobbits" descenderiam de um hominídeo mais primitivo que o "Homo erectus", o "Homo habilis", que possuía um cérebro reduzido. Mas nada jamais comprovou que este primata africano tenha posto os pés na Ásia.

A microcefalia do Homem de Flores poderia também ser resultado de uma doença neurológica, o cretinismo, provocada pela falta de tiroxina (hormônio produzido pela tireoide), uma enfermidade que poderia ter sido causada por uma carência ligada a uma dieta alimentar muito pobre em iodo.

Anões talvez, mas não cretinos a ponto de não saber caçar, produzir fogo e usar utensílios de pedra para destrinchar suas presas, contra-argumentam os críticos desta teoria.

Fluminense quer comprar time de futebol nos Estados Unidos

Em entrevista a EXAME.com, Peter Siemsen, afirmou que a ideia é levar a experiência de gestão do tricolor fluminense a uma equipe americana da segunda divisão.


Fonte: Revista Exame


Jean (esquerda), do Fluminense
Jogadores do Fluminense: ideia é levar brasileiros para compor a base do clube lá fora



São Paulo - O Fluminense quer levar a bandeira tricolor para o lado de cima do hemisfério, comprando um time de futebol nos Estados Unidos. A informação foi revelada por Peter Siemsen, presidente do clube, em palestra realizada na Columbia Business School no último sábado.

Siemsen confirmou a informação a EXAME.com nesta terça, completando que, em um primeiro momento, a ideia não é fazer um aporte financeiro, mas introduzir o know how, a marca e a capacidade de gestão do Fluminense. "A gente pode até desembolsar (mais tarde), mas o clube tem que estar em um momento de capacidade de investimento", ressalvou.

Em 2012, o tricolor fluminense fechou o ano com prejuízo de 3 milhões de reais. Dois anos antes, o déficit era de 42 milhões. Apesar de estar organizando a casa sob a gestão de Siemsen, que assumiu a presidência no fim de 2010, o clube ainda tem obrigações pesadas a cumprir. Só neste ano, o Fluminense já teve 13 milhões de reais penhorados em apropriação de débitos, cobrados pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A dívida total do clube com a PFGN é 31 milhões de reais.

Bola global

De qualquer maneira, a proposta de fazer o time atravessar as fronteiras está de pé. De acordo com os planos revelados por Siemsen no evento americano, organizado pela Latin American Business Association (LABA), o Fluminense quer batizar uma equipe americana, que ainda não foi definida, com o nome do clube brasileiro, replicando os modelos de marketing e gestão que são adotados por aqui.

"Temos o objetivo de adquirir uma equipe de futebol americana que não esteja jogando na Major League Soccer (principal divisão do país), mas em uma das duas ligas secundárias, NASL (North American Soccer League) ou USL (United Soccer Leagues)", afirmou Siemsen à plateia,
conforme reportado pela Forbes.

O presidente do clube informou que a investida faz parte dos planos de expansão internacional do Fluminense. "Vamos reforçar não apenas a nossa marca, mas também a nossa imagem de excelência em gestão de futebol, ao mesmo tempo que desenvolvemos novos mercados consumidores", emendou.

Jogadores brasileiros

Siemsen pontuou que, no início, o objetivo principal do tricolor não estará ligado à compra e venda de jogadores de futebol. "Nós já temos parcerias com outros clubes para fazer isso em todo o mundo", chegou a dizer. Durante a palestra em Nova York, ele acrescentou que cerca de oito jogadores brasileiros devem ser levados ao país para formarem a base do futuro time.

Sobre os valores envolvidos na aquisição - e capacidade do Fluminense de fazer frente ao aporte -, Siemsen afirmou que "considerando o custo do projeto, o que faz mais sentido para nós é entrarmos sozinhos e ver se precisamos de uma empresa como parceira mais tarde".

Ricardo Villar, ex-jogador profissional nos Estados Unidos e dono da consultoria 2SV Sports, é quem está assessorando o clube. Em maio, Peter Siemsen irá aos Estados Unidos e deverá aprofundar as conversas sobre o negócio. No mês seguinte, o Fluminense irá jogar um amistoso contra o Orlando City, time que foi comprado pelo brasileiro Flavio Augusto, fundador da Wise Up, depois de o empresário vender o controle da rede de ensino de inglês à Editora Abril, em fevereiro.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Imóvel popular em Minas é "maquiado" para receber Dilma

Fonte: Hoje em Dia


Imóvel popular em Minas é "maquiado" para receber Dilma Rousseff Flávio Tavares
Apenas um dos 1.460 apartamentos tem piso de cerâmica, nos demais o chão é de concreto

O futuro morador do apartamento 103, bloco 8 do Residencial Alterosas pode se considerar um sortudo: a moradia é a única das 1.460 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” que a presidente Dilma Rousseff entrega nesta terça-feira (16) em Ribeirão das Neves que recebeu piso de cerâmica em todos os cômodos.

O apartamento 103 recebeu a benfeitoria pois será palco da visita da presidente para inaugurar oficialmente o conjunto habitacional. Até a entrada do prédio recebeu cerâmica para a visita presidencial.

Os outros apartamentos foram entregues apenas com piso de concreto nos quartos e sala. Cozinha e banheiro receberam o revestimento. A expectativa dos moradores que já estão no local é a de que Dilma anuncie a continuidade das obras para a colocação do piso.
 
Imóvel popular em Minas é
Apartamento de Conceição Soares e família será entregue com chão de cimento na maioria dos cômodos (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia)

 
De olho

Na última segunda-feira (15) o Hoje em Dia percorreu o conjunto residencial e encontrou moradores reclamando de várias promessas não cumpridas na época do
lançamento do programa.

O aposentado José Humberto Tavares de Souza, 60, aproveitou a última segunda para colocar o piso de cerâmica no apartamento 102 do bloco 2. Souza gastou R$ 500 para
comprar o material, mas, no momento da obra, teve outros gastos.

“Tirei o dinheiro dos meus remédios para fazer isso. Também não fiz a feira. Quando entrar aqui, vou entrar apenas com a roupa do corpo”, diz.

O aposentado toma três medicamentos diferentes diariamente e atualmente mora de favor no bairro Sevilha B.

No início deste ano, ao inaugurar um conjunto habitacional do programa, Dilma decidiu rever o padrão estabelecido para os imóveis. Levada a uma unidade preparada para receber a comitiva, com cerâmica em todos os cômodos, Dilma também visitou as outras unidades e constatou a diferença.

Desconfiança

Conceição Soares,33, reclama do piso de concreto e da dificuldade de acabar com a poeira. “Estão dizendo que a Dilma vai dar o piso de cerâmica, mas é boato dos moradores. Não tem nada certo”.

Técnicos da Caixa e dos ministérios das Cidades e da Fazenda estudam como o governo pode cumprir a ordem da presidente. Uma das propostas é criar uma espécie de “vale cerâmica” para os moradores realizarem a obra ou serem reembolsados.